Blog

Sobre Fraldas Planas!

Sobre Fraldas Planas!

O que são planas? Fraldas do antigamente?! Isso é retrocesso!”

📣 Não. Um redondo não! É só lembrarmos que a roda já está inventada.

 

Keep it Simple! 😊

A que palavra podemos reduzir as fraldas reutilizáveis?

- Pano.

Planas são isso mesmo, um pano, plano, poucas camadas: nós é que as moldamos.

👉 Toda a gente as pode comprar porque são as mais económicas (aliás toda a gente as tem pois servem para bolsado, para babete, para toalhete, para resguardo, tudo!)

👉 Toda a gente pode aprender a usar e há para todos os gostos e feitios.

👉 Toda a gente pode aprender a colocar, basta ter de o fazer, como em tudo. É perder o medo e descobrir que são até mais fáceis e sempre à medida de todo e qualquer bebé.

👉 Toda a gente consegue, com poucas fraldas, ter sempre disponíveis pois não existe sistema algum que seque mais rápido que este! (ouviram, mães de Inverno? Falo por experiência!)

 

Então, aqui dentro da nossa lojinha, vocês encontram na categoria Fraldas o separador “Tipos de Fraldas” com a subcategoria “Planas e Pré-dobradas”. Ora espreitem.

 

  • estas fraldas precisam sempre de capa impermeável, seja de lã ou de PUL; as capas, se não estiverem sujas, reutilizam-se entre mudas (na lã basta arejarem 2h e rodando com outra podes só lavar dali a 4 semanas, no PUL podes utilizar até 3 mudas sensivelmente)
  •  estas fraldas PODEM precisar de um alfinete d’ama, snappi, boingo, cinto de velcro... mas as tricotadas de atilhos amarram-se sozinhas por exemplo, em recém nascido a plana envolve-os e segura-se a si própria se bem dobrada e as pré-dobradas ou absorventes planos colocam-se nas capas directamente.
  •  deves sempre colocar um absorvente/ booster entre o rabinho do bebé e a plana para prolongar o número de horas que as consegues usar com boa absorção: isto é o truque essencial para ter sucesso a usar e depressa adorar o sistema

 

E que tipos de planas existem? Não percebes nada dos nomes que se dizem?

Musselina ou Birdseye, por exemplo, é simplesmente o tipo de malha que os fios fazem. Nas musselinas conseguimos ver uma espécie de quadrícula com fios perpendiculares e paralelos uns aos outros, nas birdseye vemos pequenos entrançados como olhos de pássaro.

 

As planas podem ter, portanto, diferenças sim. E podem ser diferentes no seguinte:

 

  • Tamanhos, claro, sendo que em recém nascido 50cm ou 60cm são os ideais e à medida que o bebé passa a barreira dos 4 meses e dá um pulo é melhor usar 70cm ou 80cm.
  • Construção da malha, pode ser a malha musselina, birdseye, jersey, terry (ou turco), flanela, molton (ou moleton), tricotadas... Variedade não pára de surgir.
  • Gramagem pode ser a questão mais importante quando falamos de absorção da própria plana, sendo que, na prática, a principal função da plana é servir de invólucro e os absorventes que lhes colocamos devem colaborar com elas. Mede-se em área, ou seja, o número de fios e sua densidade por m2 de tecido. Quanto mais gramagem mais absorção mas caso não haja algo como o elastano perderá elasticidade.
  • Materiais, sejam eles algodão (absorção rápida, fibra natural), bambu (absorção média, fibra de viscose que encolhe mais em altas temperaturas por isso evita a secadora), linho ou cânhamo (absorção lenta mas super absorventes, regra geral são misturados com algodão, bambu ou ambos só para aumentar a suavidade e fofura)

 

🐺 Dobras?!

Isso é o mais simples. Acredites ou não mas toda a comunidade FR andou a dobrar planas e a partilhar. E descobriram o prazer que dava poderem montar a fralda para o seu bebé do nada! Quase como que magia com um simples paninho! Ensinei muitas das dobras que sei através do grupo de Facebook e tens links directos para cada uma delas aqui.

 

O mundo das fraldas reutilizáveis e o meu bebé fizeram com que eu descobrisse um mundo de fibras, materiais, designs, criatividade... até aprendi a ler etiquetas, vejam lá! Olhem que eu antes não sabia ou nem olhava para elas. Agora é a primeira coisa que faço e incentivo a fazer.

 

💪 Bora lá, só para rematar, saímos dos quadrados de pano e complicamos um bocadinho.

 

🧠 Tipos e evoluções de Fraldas Planas:

Planas! - falam por si

Pré-dobradas – um rectângulo ou um triângulo que ao centro tem costurado mais camadas de tecido para que não tenhamos que dobrar nada: aqui!

Pré-planas – um tecido cortado de forma a ter orelhas já feitas para envolver o bebé e só temos mesmo de dobrar o painel central e colocar um booster dentro ou por cima: aqui!

  • Pré-planas elastificadas – o mesmo que uma pré-plana mas com elásticos nas virilhas para garantir que o ajuste fica rente ao corpo e à prova de fugas

Trifold (Absorvente) – um absorvente plano de múltiplas camadas com costuras que o atravessam e dividem, por norma em três, para ajudar a orientar dobras, normalmente mais usado em padfold ou como absorvente em fraldas de bolso: aqui!

Tricotadas – uma plana com um corte especial, em malha tricotada para propiciar elasticidade, que envolve o bebé duas vezes com atilhos que o laçam de trás para a frente (dei-vos o nó no cérebro não dei? Eu sei, tenho de fazer vídeo desta!). Parece de fugir mas foi o que me valeu quando as assaduras se multiplicavam e pouca coisa ajustava bem: servem desde o nascimento até ao desfralde mesmo, independentemente da fisionomia. Zero marcas na pele e regra geral tem de ser coberta por calção ou calça. Usamos estas!

 

Esqueci-me de alguma coisa? 

Se ainda têm dúvidas partilhem comigo! 



×