Blog

Sobre Fraldas e Lãs!

Sobre Fraldas e Lãs!

Para quem ande distraído quando ouve "Lã" pensa “roupa?...”

Nop! Também tenho, mas não é disso que falo hoje.

 

Fraldas!

Em particular a parte impermeável.

Lembrem-se sempre disto: houve um mundo sem kispos! Um mundo em que hospitais tinham mantas de lã nas camas precisamente pelas propriedades antibacterianas. Um mundo sem plástico ou derivados. Mas nem por vivermos num mundo sem plástico teremos de voltar a apanhar chuva.

A nossa querida amiga ovelha é uma fofura mágica, que merece ser tratada com todo o respeito, que partilha connosco a sua lã para que possamos proteger-nos. Esta lã ajuda a regular temperatura, com frio ou calor, limpa-se naturalmente e é impermeável e absorvente, permitindo a nossa pele respirar.

Eu acho que isto é claramente magia! Não achas?

 

Sobre escolhas: 

Para mim é muito importante que a origem seja certificada, com garantia de que as ovelhas foram tratadas com carinho e cuidado, sem práticas veterinárias questionáveis e dolorosas (por isso procuro o selo “mulesing free”). São disto exemplo notável as marcas Puppi e Alma och Olmo

Depois escolho e utilizo a lã, o seu modelo e o seu tipo de tecido e gramagem conforme a estação do ano: na Primavera e no Outono prefiro o formato calção em lã tricotada ou capas em lã fervida; no Verão prefiro o formato capa em jersey de lã ou interlock de lã (embora eu as use o ano todo porque cabem lindamente dentro da roupa e secam super rápido quando as trato); no Inverno prefiro calças de lã tricotada para conforto e quentura durante a noite, mas durante o dia privilegio na mesma as capas para usar debaixo da roupa como qualquer outra fralda.

 

Sobre se dá muito trabalho:

Nop. O que dá trabalho é ter um bebé mas isso são outros quinhentos.

  • Se é possível enquadrar o uso de lãs até nas rotinas mais atarefadas?

Sim. Há muitas mães para além de mim a poder comprovar, algumas até podem, por favor, pôr a mão no ar nos comentários?

  • Se podemos não querer enquadrar na nossa rotina ou enviar lãs para a creche?

Óbvio. Eu uso lãs mas não as envio para a creche. Usar nos primeiros meses em exclusivo acho a solução perfeita para pele sensível e usando de noite e fins de semana mesmo assim tiro óptimo partido delas ainda hoje.

 

Ok então e a manutenção afinal como é? 

Simples!

Deves lanolizar sempre que:

💦 Tenha fuga (é raro, podes é ter falta de absorção ou inicialmente teres lanolizado pouco)

💨 Tenha cheiro (quando puxar dentes o cheiro é tão intenso e pode induzir em erro por isso tem isso em conta)

⏳ Tenha passado 4 a 6 semanas de uso intensivo (baixa rotação de lãs)

⏰ Tenha ainda cheiro ou humidade ao fim de duas horas de arejamento (sensivelmente)

💩 Tenha-se sujado tanto que foi lavada intensivamente com sabão ou detergente para lãs, tendo havido remoção de parte da lanolina

 

Não esquecer: lavar sempre antes de lanolizar!

Em caso de lavar apenas uma pontinha que tenha apanhado, por exemplo, cocó, pode não ser necessário lanolizar de novo, mas nessas situações o ideal mesmo é ter sabonete de lanolina para repor nessa área que vais lavar.



×